O Eflúvio Telógeno é um dos 5 tipos de calvície existentes e caracteriza-se pela queda acentuada de fios, que podem ser ocasionados por estresse emocional, doenças acompanhadas de febre alta, deficiências nutricionais e até mesmo interrupção do uso de pílulas anticoncepcionais.
O nome Telógeno corresponde à fase final do crescimento de um fio, e é justamente nesse período (no qual o cabelo encontra-se mais superficial e fino) que a doença aparece.
Quais são os tipos de Eflúvio Telógeno e suas causas?
Existem 2 tipos de Eflúvio Telógeno: o agudo (ETA) e o crônico (ETC).
O primeiro tem como causas associadas mais comuns infecções bacterianas, estresse emocional, pós-parto e até mesmo cirurgias (como a bariátrica, por causa da perda de sangue e do estresse metabólico). No entanto, os primeiros sintomas de queda acontecem algum tempo depois da causa, já que o processo natural de queda de um fio é de 2 a 3 meses.
O segundo, no entanto, tem ligação direta com doenças autoimunes, sendo a mais comum a tireoidite de Hashimoto – uma inflamação na tireóide que leva primeiramente ao hipertireoidismo, e posteriormente ao hipotireoidismo.
A fase inicial do Eflúvio Telógeno Crônico é muito semelhante a do Agudo, no entanto, a longo prazo, os resultados são diferentes. Na fase da queda, acontecem ciclos de aumento dos fios telógenos (geralmente uma a duas vezes por ano, ou a cada dois anos). Com o tempo, o cabelo fica mais volumoso na base e mais fino em seu comprimento.
Como tratar?
Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor será o resultado! No Centro de Tratamento da Pele LDMY, além da avaliação clínica do dermatologista Guilherme Linzmeyer, contamos com tricoscópio, um aparelho de magnificação dos fios para a diagnose correta e assim, prontos para fazer o tratamento mais adequado através da análise minuciosa . Contamos com técnicas como a mesoterapia, a fotobioestimulação,LED/LASER capilar,
descristalização, Indução percutânea de colágeno e fibroblastos por agulhamento e reposição de vitaminas, fatores de crescimento, hormonioterapia capilar e aminoácidos. Agende uma consulta conosco, nós podemos te ajudar. Você não está sozinho!
Comments