O colágeno é uma substância naturalmente presente no organismo. Com ele, conseguimos ter uma pele mais firme, preenchida, sem rugas e flacidez. O grande problema é que o colágeno não dura para sempre no corpo. Com o tempo, a produção dessas fibras vai diminuindo, causando os primeiros sinais do envelhecimento precoce, principalmente no rosto, o que leva muitas pessoas a recorrerem aos procedimentos estéticos, como o preenchimento de ácido hialurônico.
Outra opção, também muito considerada, é a ingestão de suplementos com colágeno - que gera diversas dúvidas quanto à sua eficácia.
O que é o colágeno? Entenda a função da substância na pele
O colágeno é a proteína responsável pela estruturação e firmeza da pele. Depois dos 25 anos, aproximadamente, ocorre uma perda progressiva dessa substância: Isso acontece devido ao envelhecimento do fibroblasto, que acaba diminuindo a produção das fibras, e dependendo dos hábitos de vida da pessoa esse processo pode acontecer de uma forma mais ou menos intensa.
A exposição solar é um fator bastante significativo na degeneração do colágeno, principalmente em pessoas que têm o fototipo mais claro, gerando o envelhecimento da pele de forma mais precoce. Outros motivos que influenciam essa perda são: uma alimentação rica em substâncias inflamatórias, como o açúcar - responsável pela glicação-, o tabagismo, sedentarismo e a falta de sono.
A suplementação do colágeno faz diferença para a pele?
A suplementação do colágeno ainda é um assunto muito controverso na dermatologia. Existem estudos que mostram que alguns tipos de colágeno (o peptan e o verisol) poderiam beneficiar a pele, mas essa informação não é 100% comprovada. Por esse motivo, a forma mais recomendada e comprovada para o estímulo de novas fibras de colágeno é através do uso de produtos de skincare e a realização de procedimentos estéticos, como o peeling, laser, toxina botulínica, ácido polilático, microagulhamento, entre outros.
O uso de produtos de skincare ajuda na estimulação do colágeno na pele?
Antes que você pense que o uso de produtos e a realização de procedimentos estéticos vão resolver definitivamente a perda do colágeno, fique sabendo que não é bem por aí! A degradação é inevitável. A pele vai envelhecer de qualquer forma com a idade e precisamos aceitar esse processo natural do nosso corpo. Por outro lado, é possível, sim, tornar esse ciclo de envelhecimento mais brando. Para que isso aconteça, a regra número um da dermatologia é: qualidade e estilo de vida! Ter boas noites de sono, fazer exercícios físicos, ter uma alimentação mais natural e equilibrada ajudam a prevenir o dano do colágeno.
Junto com essa mudança de hábito o uso de dermocosméticos anti-idade e seguir uma rotina de skincare adequada com as características da sua pele. O uso do protetor solar, produtos com a vitamina C, ácido retinóico e seus derivados, ácido glicólico, nicotinamida… várias substâncias que podem ser utilizadas topicamente para estimular o fibroblasto a produzir colágeno.
3 dúvidas sobre o colágeno na pele
1. O colágeno pode ser injetado na pele?
Não é possível injetar o próprio colágeno na pele. Mas existem outras substâncias que podem ser aplicadas para estimular o fibroblasto a produzir mais fibras ou dar sustentação ao local com rugas e flacidez. Os procedimentos mais indicados para esse objetivo são: preenchimento com ácido hialurônico e hidroxiapatita de cálcio, ambos realizados em nossa clínica.
2. O uso de um sérum com ácido hialurônico ajuda na reposição do colágeno?
De certa forma, sim. O uso de um produto com ácido hialurônico na rotina de skincare ajuda a melhorar a retenção de água e outras substâncias, como a glicerina, na matriz extracelular, proporcionando um visual mais jovem para a pele.
3. O protetor solar ajuda a prevenir o colágeno na pele?
O protetor solar é o melhor produto anti-idade que existe. Ele consegue prevenir a degradação do colágeno, evitando o surgimento precoce de rugas, da flacidez e outro sinais do envelhecimento da pele, como as manchas de melanose. Por isso, é tão importante aplicar e reaplicar o filtro todos os dias independentemente do clima e época do ano.
Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Comments